Parece que foi ontem que comemoramos o Natal, mas o calendário não mente: fevereiro está batendo na porta e, com ele, a rotina das atividades do ano e para muitos a rotina escolar.
Para as crianças, que passaram o último mês dormindo tarde, acordando ao meio-dia e vivendo em “horário de verão eterno”, essa transição pode ser brutal. E para os pais também. Ninguém quer começar a rotina anual arrastando uma criança chorosa e mal-humorada da cama às 6h30 da manhã.
Mas você não precisa esperar a rotina começar para sofrer. O segredo para uma volta tranquila é o “Reset Gradual”.
Se você começar agora, o corpo do seu filho estará regulado biologicamente quando tudo começar!
O Jet Lag das Férias
Imagine que seu filho viajou para o Japão e voltou. O corpo dele está em outro fuso horário. Nas férias, ao dormir e acordar muito mais tarde do que o habitual, ele sofreu uma mudança no seu Ciclo Circadiano (o relógio interno que regula diversas funções do organismo de acordo com a alternância entre dia e noite – dormir e acordar).
Tentar consertar isso de uma vez só, às vésperas de tudo recomeçar, é pedir para ter crises de choro, irritabilidade e falta de atenção naquilo que precisa acontecer. O cérebro precisa de tempo para se ajustar!
O Plano de Ação de 10 Dias
Não tente mudar tudo hoje. A estratégia é a Antecipação e Previsibilidade Progressiva.
1. A Regra dos 15 Minutos: A cada dia, antecipe o horário de dormir e de acordar em 15 minutos.
- Se ele está acordando às 10h00, amanhã desperte-o às 09h45. Depois às 09h30.
- Faça isso imperceptivelmente até chegar no horário oficial da rotina. É indolor e eficiente.
2. A Higiene da Luz: A melatonina ( hormônio responsável por regular o sono e o ritmo biológico) é regulada pela luz.
- De manhã: Assim que acordar a criança (mesmo que ela reclame), abra as cortinas. A luz natural diz para o cérebro: “O dia começou, pare de produzir hormônio de sono”.
- À noite: Duas horas antes de dormir, reduza as luzes da casa e, principalmente, corte as telas. A luz azul do celular/tablet engana o cérebro, fazendo-o achar que é dia, o que atrasa o sono
- Diminua também o volume do som ambiente e a intensidade das vivências que estiverem acontecendo.
3. O Ritual de Preparação (Checklist Emocional): Além do corpo, precisamos preparar a mente. A ansiedade da volta à rotina e às aulas, é real. Envolva a criança na organização.
- Organizem os materiais e utensílios juntos, envolva a criança no processo
- Experimentem as roupas necessárias ou o uniforme para ver se ainda servem. Esses pequenos gestos concretos avisam a psique da criança que o ciclo das férias está se encerrando e o novo ciclo vai começar, reduzindo o choque.
- Converse sobre os amigos que já existem nessas vivências e a possibilidade de novas amizades, isso alimenta a conexão.
Alinhando a Alimentação
Nas férias, os horários das refeições ficam caóticos. Comece a trazer o almoço e o jantar para os horários “da vida real”. O estômago também tem memória e ajuda a regular o sono.
Comece a nova rotina com o Pé Direito
Não deixe para acordar seu filho cedo apenas no dia fatídico. Use esta última semana de janeiro para fazer um pouso suave das férias.
Uma criança descansada e bem regulada socializa melhor, aprende melhor e é ainda mais feliz!
Portanto, o melhor a fazer pelo seu filho é trazer a segurança e a calma da previsibilidade de uma nova rotina.

